quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Música

"Depois do silêncio, aquilo que mais aproximadamente exprime o inexprimível é a música." (Aldous Huxley)

A música é uma das mais belas criações do ser humano, embora eu pense que foi ouvindo os sons da natureza, dos bichos, e de toda melodia do silêncio é que alguém há muito tempo atrás foi capaz de começar essa jornada musical que invade nosso dia a dia. Sem a música as coisas aconteceriam, mas não seria a mesma coisa. A música está presente em todos os cantos, e tem o poder de nos aflorar sentimentos diversos.
Toda etapa de nossas vidas tem uma trilha sonora, e cada vez que a ouvimos voltamos aquele tempo passado, muitas vezes triste, mas muitas alegrias também voltam ao ouvir uma música especial. E cantar então, aí como é bom! Não é preciso ter voz boa, nem saber todas as notas musicais, pode ser um desarranjo, uma desafinação, não interessa, se estamos bem com a gente mesmo e conseguimos cantar alto, e quem sabe dançar ao mesmo tempo, é libertador.
Acho que a música é uma espécie de terapia relaxante, seja em casa, no trabalho, nos passeios, ouvir música intensifica os momentos. E cantar relembrando com os amigos, e principalmente com o amor, as músicas antes ouvidas e que nunca enjoam, aquelas que somos capazes de ouvir repetidamente e em cada som sentirmos algo novo ou algo velho que já nem lembramos mais.
Cada música pode ser uma espécie de histórico de nossas vidas, tem música que lembra um determinado momento, outras lembram determinada pessoa, mas tem aquela música que toca e se parece com alguém que a gente conhece, e passamos a gostar da música ou não.
É mesmo incrível as diferentes sensações musicais que vamos tendo ao longo da vida. Acho que todos deveriam ouvir música desde sementinha, na barriga da mãe.
Ando sempre a procura de novos sons do mundo, e encontro músicas em línguas que não percebo palavra nenhuma, mas a melodia da canção me faz pensar que sei do que falam, e quando vou em busca do significado muitas vezes até era um assunto semelhante ao que pensava. A música não tem nacionalidade, pode vir de qualquer canto do mundo e se tornar minha música, a música do meu momento, sem processos burocráticos, é só ouvir e gostar que nunca mais a abandono, deixo-a ali guardada para quando quiser voltar aquele sentimento.
É assim a música para mim, meio que um túnel do tempo, quero voltar a algum lugar sem lá estar, a algum ano passado, ouço a música e me sinto lá, viajo no túnel do tempo musical, caminho pelas notas como se fossem a escada para meu lugar desejado.
Não entendo patavina de música, sou mesmo curiosa, e adoro sons, então tudo que agrada este coração aprendiz que eu tenho logo vira parte da minha vida.
Há músicas para todos os momentos e todos os sentimentos, podemos chorar ou rir, sentir saudades ou vibrar, mas como a vida é feita de sentimentos, então sinto a música e tudo que ela tem a oferecer. Vou preenchendo as lacunas com as canções que por vezes até curam, e quando não curam ao menos acalmam.
Estejam atentos com os ouvidos como estão atentos com a respiração, tem muita música por aí que fingimos não ouvir. Fechem os olhos e sintam a música, principalmente a que esta no fundo do coração.
Sara Almeida

4 comentários:

  1. Sim...

    Também podemos dançar com palavras embaladas pelas músicas que ressoam aos ouvidos. Basta tê-los abertos e ligados aos sentimentos através do coração.

    A canção inspiradora que movimenta a vida em todos os sentidos pode ser aquela passada, ou aquela por vir. Bastaria à vida só, que as canções e sua respectiva música não pare.

    Enquanto houver música no ar haverá o há-mar em sua infinitude e magnitude dentro de cada um de nós. E recordar também pode ser um bonito passado presente...

    http://www.youtube.com/watch?v=-uc85fq327E

    ResponderEliminar
  2. Que lindo, Sarinha! Você descreveu muito bem música. Amei o texto, a imagem e a frase. É tudo muito, muito verdadeiro. Sugiro a enquete: "que música marcou sua vida e por que?". Quantas histórias poderão vir por aí, não é mesmo?
    Um 2010 repleto de saúde, amor, muitas notas musicais e milhões de outros textos como esse por aí.
    Beijíssimos!!!!

    ResponderEliminar
  3. Oi Sara,

    Aqueles peixes que aparecem no meu blog são os peixes frescos que comprei de um pescador na ponta da praia, lugar onde há barracas de pescadores.

    Brincado, brincando, disse ao pescador que iria tirar fotografias dos peixes antes de comê-los, e o fiz mesmo. E não só dos peixes, como dos pescadores, e das barracas.

    Era digital, sabe nÉ?

    ResponderEliminar
  4. A música toca a alma. É esta a linguagem capaz de unir homens das mais diversas línguas no mais profundo sentimento. Se não existisse a arte como um todo, o que seria de nós?

    ResponderEliminar

BlogBlogs.Com.Br